A inflamação crônica no corpo tem sido associada a uma série de doenças e condições de saúde, tornando-se uma preocupação crescente para a população mundial. Uma das formas mais eficazes de combater a inflamação e promover o bem-estar é através da adoção de uma dieta rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias. Neste artigo, exploraremos 10 alimentos com ação antinflamatória, destacando suas características e benefícios, e abordaremos a importância de manter a inflamação sob controle para prevenir doenças crônicas e garantir uma vida mais saudável e equilibrada.
Salmão
Rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão ajuda a reduzir a inflamação e protege o coração.Azeite de Oliva
o azeite extra virgem contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como os polifenóis.Abacate
Uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis, o abacate também possui vitamina E e carotenoides, que têm propriedades anti-inflamatórias.Brócolis
Este vegetal crucífero é uma fonte rica de antioxidantes, como sulforafano e vitamina C, que combatem a inflamação.Chá verde:
Contém polifenóis e catequinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a proteger o corpo contra doenças crônicas.Gengibre:
O gengibre tem compostos ativos, como gingerol e zingerona, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.Cúrcuma:
A curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo eficaz na redução da inflamação no corpo.Nozes:
São ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, como a vitamina E, que ajudam a combater a inflamação.Mirtilos:
Ricos em antioxidantes e flavonoides, os mirtilos ajudam a reduzir a inflamação e proteger o corpo contra doenças crônicas.Espinafre:
Este vegetal folhoso é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, como a quercetina, que possuem propriedades anti-inflamatórias..Um organismo inflamado está relacionado a diversas doenças e condições de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, artrite e câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças crônicas não transmissíveis, muitas das quais estão relacionadas à inflamação, são responsáveis por aproximadamente 41 milhões de mortes a cada ano, o que equivale a 71% de todas as mortes em todo o mundo. Incorporar alimentos com ação antinflamatória na dieta é uma estratégia importante para ajudar a reduzir a inflamação no corpo e promover uma vida mais saudável e equilibrada.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS). (2018). Doenças crônicas não transmissíveis. Acesso em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/noncommunicable-diseases