Destaque Saúde

A ginecologista, Dra Mara Rúbia, alerta sobre a importância da suplementação

A suplementação de vitaminas e minerais se tornou um método de prevenção de questões como fadiga, insônia e baixa libido.

Por muito tempo, a suplementação alimentar foi um assunto controverso para o grande público. Antes associada exclusivamente a tratamentos de doenças, a suplementação já é abordada como alternativa a quem busca uma vida mais longa e saudável, independentemente da idade.

Doenças, fadigas e fraqueza nos ossos são algumas das enfermidades que são precocemente cuidadas pela suplementação de minerais e vitaminas em cápsulas. Esse é o caso da pedagoga Simone Araújo, que procurou a médica ginecologista e obstetra, Mara Rúbia, para sanar alguns incômodos.

“Estava precisando de suporte, de algo que me auxiliasse a lidar com os desconfortos da idade, como baixa libido, cansaço, desmotivação e insônia. Comecei o processo de suplementação com alguns minerais, como zinco e cálcio, e isso supriu totalmente o que faltava”

comenta Simone

Segundo Dra. Mara Rúbia, minerais como zinco, ferro e magnésio são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, mas nem sempre a alimentação dá conta da quantidade ideal dessas substâncias. “Por isso uma suplementação através de cápsulas é uma boa alternativa”, afirma. Ainda segundo a ginecologista, uma das maiores formas de perda do ferro é através do sangramento, e isso pode acontecer com o ciclo menstrual abundante, por isso a importância da reposição.

Minerais e suas funções

  • Magnésio: a suplementação desse mineral melhora a saúde cardiovascular e a estrutura dos ossos;
  • Zinco: se ingerido na dose correta, melhora a qualidade dos sentidos, como olfato, paladar e imunidade;
  • Ferro: essencial para o transporte do oxigênio no corpo. Por isso, quando estamos com falta de ferro, sentimos cansaço excessivo.

ATENÇÃO! A visita a profissionais de saúde é indicada antes de qualquer suplementação de vitaminas e minerais. Para as mulheres, a ida ao ginecologista pode auxiliar na suplementação correta, além de ser necessária para o cuidado geral da saúde íntima feminina. É esse profissional que vai ajudar a mulher a tratar irregularidades menstruais, indicar métodos contraceptivos e identificar possíveis tumores no colo ou na mama.

Fotos: Andréa Cedraz. Texto por Larissa Faria e Pedro Hijo, divulgado na Revista Alpha Fitness.

Siga o insta @revistaalphafitness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *