O coordenador da unidade Costa Azul, Jonathan Teixeira, destaca os benefícios do prática regular da musculação e a importância de um programa adaptado às necessidades individuais e objetivos de cada aluno. Confira:
O treinamento neuromuscular ou mais conhecido como musculação, é um esporte que tem como objetivo o fortalecimento muscular e ganhos de massa magra (músculos), além de contribuir para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório.
A musculação é indicada para todas as idades, claro, com o devido acompanhamento de um profissional de Educação Física, que irá direcionar os exercícios de forma correta para que não haja lesões em seus praticantes.
A periodização na musculação contribui muito para o fortalecimento muscular, evitando dores e desgastes nas articulações, além de estabilização de algumas vértebras através do ganho de massa magra.
É importante citar que o ganho de massa muscular ajuda a proteger o osso quando a pessoa se envolve em algum choque, sofre uma queda ou uma forte pancada.
Musculação e perda de peso
Além de todos esses benefícios, a musculação é o esporte mais indicado para quem quer perder peso, porque além do treino promover um déficit calórico alto, o aumento dos músculos faz com que você perca peso até dormindo. Isso ocorre porque toda a musculatura necessita de energia para se manter viva, fazendo com que você queime calorias até em repouso.
Prevenção
A prática regular de musculação tem sido associada à redução do risco de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Embora o exercício aeróbico seja frequentemente associado à saúde cardiovascular, a musculação também oferece benefícios. Ela pode ajudar a reduzir fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial elevada e níveis elevados de colesterol.
A prática regular também ajuda a melhorar a coordenação neuromuscular promovendo uma comunicação mais eficiente entre o cérebro e os músculos.
DICA
Pessoas de todas as idades devem praticar a musculação; adolescentes, adultos e idosos. É também uma forma de ocupar a mente e através da liberação de alguns hormônios como serotonina, endorfina, cortisol, entre outros. Dessa forma a atividade contribui para um melhor sono, diminuição nos índices de ansiedade e redução de estresse. Além disso, ver os resultados físicos pode melhorar a autoestima e a autoconfiança.
Procure um profissional capacitado e uma academia adequada para pôr em prática.
Por Jonathan Teixeira, Coordenador da unidade Costa Azul.