Destaque Saúde

Alinhadores ortodônticos e seus benefícios 

Já se foi a época em que tratamentos ortodônticos eram sinônimos de desconforto e sorrisos metálicos

Por Redação revista Alpha

Você recebeu o diagnóstico de que precisa usar aparelho ortodôntico e na sua cabeça automaticamente logo surgem as imagens de borrachinhas, braquetes e fios. Isso realmente era a única possibilidade há tempos atrás, mas se você não gosta nem de imaginar um sorriso metálico saiba que é perfeitamente possível alinhar os dentes sem nada disso. O alinhador ortodôntico invisível é uma excelente alternativa ao alinhador ortodôntico convencional.

De acordo com a ortodontista, ortopedista facial, e sócia da Space Odontologia Integrada, Dra. Diana Cunha, são inúmeros os benefícios dos alinhadores invisíveis: “As principais vantagens incluem praticidade e conforto. Com o aparelho ortodôntico fixo há um risco maior de acidentes em decorrência da sua estrutura metálica. A higienização também fica mais eficaz com o alinhador invisível já que você pode remover o aparelho para escovação, o que diminui a propensão à cárie. Além da questão estética, por ele ser discreto e altamente imperceptível”. 

Na verdade, o acessório vai além de questões estéticas e o seu uso pode ser necessário para garantir a saúde bucal. Nesse caso, o tratamento é indicado para pacientes que precisam melhorar problemas relacionados à arcada dentária, como dentes desalinhados e mordidas erradas. A má oclusão pode trazer uma série de consequências para a vida dos pacientes, desde meras dores de cabeça até disfunções nas articulações da mandíbula.

Foto: à direita Dra. Louise Alves, à esquerda Dra. Diana Cunha

Como funciona?

O aparelho ortodôntico invisível é uma lâmina de plástico transparente termoformada sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital dos dentes do paciente e prototipado em uma impressora 3D que realiza uma pressão constante sobre os dentes, visando deslocá-los para uma posição ideal.

Algumas marcas são pioneiras e dominaram o mercado durante um período, como o Invisalign que é uma tecnologia dos Estados Unidos. Portanto, é um aparelho importado para os brasileiros. Mas, a boa notícia é que surgiram outras opções no mercado, inclusive marcas nacionais. Agora, é só você escolher o alinhador que melhor atende às suas necessidades e expectativas.

Como é feito o diagnóstico?

Independente do modelo do aparelho ortodôntico, para usá-lo é necessária uma avaliação prévia. “Todo paciente que chega na Space nós avaliamos como um todo sendo adulto ou infantil”, ressalta a protesista, odontopediatra sócia da Space, Dra. Louise Alves.

Segundo Louise, são observados nas crianças fatores como: dicção, posicionamento dos dentes e da língua, se há cárie e a forma como a higiene bucal está sendo feita. Para com base no perfil do paciente ser feita uma avaliação e analisada a necessidade de encaminhamento para Ortodontia para que seja feito o uso de alinhador. 

Quanto aos adultos, ela explica que para reabilitar um paciente advindo de uma perda dentária, por exemplo, seja através de implante dentário ou prótese fixa, muitas vezes antes é necessário passar por um tratamento ortodôntico.

Somente depois concluímos a prótese de uma forma satisfatória com posicionamento dentário adequado”

Dra. Louise Alves

Quais os cuidados?

  • Evite fumar;
  • Limpeza com água morna;
  • Ao retirá-lo, guarde em local adequado;
  • Mantenha os cuidados com a higiene bucal

Fotos: Divulgação.Matéria publicada na 15ª ed. da revista Alpha.

Siga o insta @revistaalphafitness @redealphafitness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *