Placas solares, lâmpadas Led e sacolas biodegradáveis são algumas das estratégias sustentáveis adotadas pela Rede Alpha Fitness
Por Pedro Hijo
Foi na década de 50 que cientistas norte-americanos descobriram como usar energia solar para gerar energia elétrica. Desde então, a luz solar se tornou uma fonte energética desejada em todo o mundo por ser renovável e mais sustentável que outros recursos, como o petróleo e carvão.
Na unidades da Rede Alpha, 15% da energia usada nas academias já vem da luz solar. E, até o final do ano, o plano é aumentar para 40% esse percentual. Esse objetivo faz parte das ações do selo Alpha Sustentável, que promove atitudes na rede de academias alinhadas com as preocupações globais com o meio ambiente.
“Ser sustentável é cada dia mais fundamental. Precisamos ter mais cuidado com o nosso planeta, rever os recursos e como os usamos. Por isso criamos as ações do Alpha Sustentável, e estamos investindo na ampliação do uso de energia solar. Além de ajudar o planeta, buscamos realizar ações educativas nas unidades para tentar despertar em nossos alunos e colaboradores uma postura também mais cuidadosa”, conta Leandro Cardoso, CEO Rede Alpha Fitness.
“A produção de uma tonelada de papel requer a derrubada de 34 árvores”, afirma o diretor da Felicidade da Alpha, Marcílio Duarte. A Alpha também usa sacolas biodegradáveis para distribuir materiais em aulas externas, além de mobilizar colaboradores e alunos para recolher o lixo gerado nas atividades.
Mais ações!
A energia solar já é utilizada em três unidades da Alpha e a meta da empresa é ampliar o uso para mais quatro unidades ainda nesse trimestre. “Trocamos todas as lâmpadas por Leds que são mais duráveis, consomem menos energia e emitem menos carbono; e temos reduzido o uso de papel, adotando tecnologias como o app para os treinos e secadores para as mãos. Assim evitamos a derrubada de árvores”, finaliza Cardoso.
O que você pode fazer!
– Use bike: se puder, priorize a bicicleta como meio de transporte ao invés de carro, por exemplo. Assim, você diminui o seu impacto na poluição da cidade;
– Economize água: dá para gastar menos água de várias formas: banhos mais rápidos, atenção a vazamentos e até diminuição do consumo de itens que dependem de muita água na produção, como queijo e carne bovina;
– Recicle: ainda faltam caminhões de coleta seletiva que circulem por todos os bairros, mas, até lá, podemos levar o lixo reciclável aos pontos de coleta.
Fotos: Divulgação. Matéria publicada na revista Alpha 2022