A ansiedade é um problema crescente, não somente no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país com maior número de pessoas com a doença no mundo. São 18,6 milhões de pessoas convivendo com a condição, ou seja, cerca de 10% da população. Existem muitos tratamentos disponíveis para a ansiedade, desde terapias medicamentosas, abordagens com meditação e acompanhamento psicológico. Mas, o que muitas pessoas ainda desconhecem, é a importância dos exercícios físicos no tratamento da ansiedade.
“Todos nós vivenciamos momentos de ansiedade em nosso dia a dia, afinal, ela é uma resposta normal do corpo a situações de estresse, nos ajudando a reagir de maneira apropriada. O exercício vai chegar para ajudar a administrar essas sensações, auxiliando tanto na redução do estresse quanto na questão mental”
comenta Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
Se exercitar ajuda a prevenir o problema. A prática regular de atividades físicas pode reduzir em até 60% os riscos de desenvolvimento da ansiedade. Se movimentar, além de amenizar os efeitos da doença, ainda traz inúmeros benefícios.
Praticar uma atividade física melhora a qualidade do sono. Pessoas com ansiedade costumam conviver com a insônia, pois o estresse intenso produz hormônios como adrenalina e cortisol, que prejudicam o sono.
Exercitar o corpo provoca o chamado ‘cansaço bom’, que ajuda a melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a reduzir a ansiedade e o estresse. “A produção de um hormônio chamado serotonina durante a prática de exercício físico promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, oferecendo à mente um descanso dos pensamentos que afligem a pessoa com ansiedade”, complementa o especialista.
Equilíbrio hormonal
A prática de atividade física faz com que o corpo produza hormônios como a serotonina e a endorfina, que estão ligados a sensações de recompensa e bem-estar. E por fim, se exercitar faz com que ocorra o contato com outras pessoas, como instrutores e colegas praticantes do esporte ou atividade. Esse aumento da interação social é um fator essencial para a redução da ansiedade, já que estar em companhia de outras pessoas ajuda a desenvolver uma sensação de pertencimento e integração, diretamente relacionada ao bem-estar psíquico.