Beleza Destaque

Autocuidado masculino: 5 dicas para uma depilação corporal segura

A dermatologista Judith Cavalcante destaca os principais cuidados na hora de remover os pelos do corpo, especialmente em áreas sensíveis

O autocuidado é uma tendência cada vez mais forte entre o público masculino. Nos últimos anos, homens de todas as idades passaram a cuidar ainda mais da aparência – e isso não se resume apenas ao corte de cabelo e a barba feita, mas também aos tratamentos estéticos e à depilação corporal.

Em períodos mais quentes, como o verão, remover os pelos de diferentes regiões torna-se mais frequente. No entanto, manter o corpo liso e livre de pelos exige reparos constantes, já que os hormônios masculinos fazem com que os fios cresçam rapidamente, sobretudo no tórax, costas, axilas e áreas íntimas.

Homens de todas as idades passaram a cuidar cada vez mais da aparência

A dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, destaca que a depilação corporal exige uma atenção especial para garantir a saúde da pele – principalmente quando o procedimento é realizado em casa e com frequência. Com isso, a especialista separou cinco dicas essenciais para uma depilação corporal segura. Acompanhe:

  • A pele a ser depilada deve estar íntegra e hidratada, para  manter a barreira de proteção e se recuperar bem caso haja alguma irritação ou arranhão;
  • Escolha o método depilatório mais gentil possível, para evitar queimaduras ou cortes na pele e contando com materiais hipoalergénicos;
  • Tanto a pele como os aparelhos utilizados na depilação devem estar limpos para minimizar o risco de infecções;
  • Evite exposição ao sol imediatamente após a depilação e use sempre filtro solar para evitar queimaduras e manchas;
  • Sempre que houver lesões de pele geradas pela depilação, suspenda o método e procure seu dermatologista.

Dra. Judith alerta que, desde que seja usado um método gentil e com os devidos cuidados, a depilação pode ser mantida de forma regular. Deve-se evitar raspar os pelos com intervalos inferiores a 48h, pois este é o tempo de recuperação da pele após um trauma mínimo.

Algumas regiões requerem atenção redobrada, como peitos e nádegas, por serem mais propensas à foliculite. “A depilação íntima deve sempre ser feita com boa visualização, com o auxílio de um espelho, por exemplo. Se utilizar aparelhos elétricos, opte por depiladores com extremidades arredondadas ou aparadores com proteção da área cortante”, acrescenta a médica. Para quem opta por fazer a depilação em casa, a especialista indica os aparadores elétricos como um método seguro, pois possuem alta tecnologia que minimizam os danos à pele.

“O uso desse dispositivo é vantajoso, pois previne encravamento e foliculite, que podem ocorrer mais frequentemente quando se raspa os pelos muito rente à pele, como no uso de lâminas descartáveis. Outros métodos, como cera, podem causar manchas, queimaduras ou, até mesmo, machucar a camada mais superficial da pele durante a remoção dos fios”

Judith Cavalcante, dermatologista

Confira as sugestões dos produtos Philips

Fonte: Fleishman Hillard Brasil. Fotos: Divulgação.

Siga o insta @revistaalphafitness @redealphafitness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *