Considerada uma das sementes mais versáteis da natureza, a chia é uma importante fonte de fibras, proteínas e outros nutrientes, além de ajudar a emagrecer, desintoxicar o organismo e possuir vários benefícios. Por isso, a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Flávia Ribeiro, explica as vantagens de consumi-la diariamente.
A chia é rica em gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas, minerais e que ajuda a manter a saúde do intestino. Ela facilita o ganho de massa muscular e fortifica os ossos. A semente tem efeito de criar um gel no estômago, o que amplia o tempo de digestão dos alimentos e aumenta a saciedade”
afirma a nutricionista.
Além da capacidade de ajudar no emagrecimento, a chia é uma boa aliada para quem realiza exercícios físicos e uma fonte viável para ganho de massa muscular, já que as proteínas são presentes em seus nutrientes.
“O ômega 3 está em grandes quantidades na semente, o que contribui na redução da inflamação muscular causada pelas atividades físicas, aumentando o desempenho nos treinos. Ela é bastante versátil e pode ser utilizada de várias formas, seja natural, em iogurtes, pães, bolos ou até em forma de farinha para sucos, vitaminas, panquecas e saladas”, acrescenta Flávia.
No organismo, a chia ajuda no combate da prisão de ventre por ser composta de fibras solúveis e também fortalece o sistema imunológico pela presença do zinco, mineral que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. No entanto, a professora lembra da importância de não exagerar no consumo da semente.