Envelhecer é um processo inevitável e que todos nós iremos passar. O envelhecimento é um processo de degradação progressiva que ocorre em todos os órgãos e a pele não fica de fora disso
Por Vanessa Bulcão
O envelhecimento cutâneo pode ser intrínseco (cronológico), aquele que surge com a idade influenciado por fatores genéticos, ou extrínseco aquele que surge influenciado por fatores externos tal como o fumo, poluição meio ambiente, hábitos de vida, alimentação desequilibrada, estresse oxidativo acentuado, declínio hormonal e, predominantemente, a radiação solar (fotoenvelhecimento).
A grande pergunta que fica é: Como você quer envelhecer? Por meio das escolhas que fazemos ao longo da vida, podemos acelerar ou retardar esse processo. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas.
A pele é o maior (com cerca de dois metros quadrados) e o mais pesado (tendo cerca de três a quatro quilogramas) órgão do corpo humano. Ela é constituída por várias estruturas, frequentemente divididas em epiderme, derme e a camada subcutânea adiposa, a hipoderme.
Nova vida, nova pele
Sabendo de tudo isso, cada vez mais estudos mostram a importância da mudança de hábitos de vida no controle do processo de envelhecimento como um todo e principalmente na pele. Quanto mais cedo adotarmos essas mudanças maior impacto teremos no controle do processo de envelhecimento.
Sem dúvida, a alimentação é um dos pilares principais quando pensamos em saúde da pele. Pois, uma alimentação rica em açucares e alimentos inflamatórios (como os industrializados, processados, rico em gorduras trans) acentua o processo de glicação e envelhecimento cutâneo.
Vanessa Bulcão
Aliado a uma alimentação equilibrada, existem alguns ingredientes que quando ingeridos (via alimentos ou suplementos) são eficazes na melhora dos sinais de envelhecimento, como as vitamina A (retinol), vitamina C, vitamina E, Coenzima Q10 e compostos Fitoquímicos retirados dos alimentos, como o resveratrol, quercetina e o picnogenol. Esses ativos também podem ser usados na forma tópica, como cremes antienvelhecimento.
Por isso, cada vez mais sabemos da importância de olharmos o ser humano de forma integral, e multidisciplinar. Uma pele bonita e saudável deve vir de dentro para fora. A saúde da nossa pele, fala muito da nossa saúde geral.
Por Vanessa Bulcão*, nutricionista das áreas de Nutrição Clínica Funcional, Esportiva e Ortomolecular
Fotos: Divulgação. Foto Vanessa: Lorenna Venturini
Siga o insta @revistaalphafitness @redealphafitness