Destaque Saúde

Exercício físico causa varizes?

É mito! Praticar atividades físicas ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos; o cirurgião vascular, Manoel Goes, indica os principais cuidados

Por Joseanne Guedes Foto Rodrigo Castro

Quando o vaso sanguíneo dilata e perde a capacidade de fazer o sangue voltar para o coração, elas aparecem. Fininhas ou calibrosas, as varizes causam um incômodo e tanto, seja pela dor, aparência ou sensação de peso e queimação. Uma dúvida comum entre quem sofre do problema é sobre a relação entre o exercício físico e as varizes. Procuramos o cirurgião vascular, Manoel Goes, para saber quem tem problemas na circulação pode treinar? E a resposta é sim.

O Dr. Manoel Goes explica que a atividade física não apenas é recomendada como também indispensável para esses pacientes. Segundo o médico, o sedentarismo é uma das principais causas para os distúrbios vasculares e a prática de exercícios melhora a saúde dos vasos sanguíneos. “Durante a atividade, a contração dos músculos das pernas funciona como uma ‘bomba de sangue’, impulsionando seu retorno ao coração”, explica o angiologista.

A academia serve para fazer uma projeção do seu futuro, do que você gostaria de ser”

Manoel Goes, angiologista

Uma avaliação com o especialista, antes de começar uma atividade mais intensa, pode evitar o agravamento do problema ou até mesmo prevenir as varizes, se a pessoa tiver predisposição genética. “A academia serve para fazer uma projeção do seu futuro, do que você gostaria de ser. Ela é uma forma de planejar o seu amanhã”, defende o médico.

Uma dica importante do médico é dar mais atenção às repetições do que à carga, além de se concentrar em atividades que estimulam a região da panturrilha. Mas vai o alerta: quem tem varizes muito grossas não deve fazer exercícios como abdominais em pé e rosca direta, por exemplo. “Toda vez que aumenta a pressão na barriga, alterações de válvula na virilha, ou em outro ponto, forçam o sangue de volta para a perna”, adverte.

Quem tem varizes muito grossas não deve fazer exercícios como abdominais em pé e rosca direta

Manoel Goes, angiologista

A boa notícia é que os tratamentos estão, cada vez, mais avançados. Alguns possibilitam o retorno às atividades já no dia seguinte ao procedimento. “Em poucos dias, o paciente pode voltar a treinar”, garante o médico.

Principais tratamentos

  • Escleroterapia convencional;
  • Tratamento a laser;
  • Espuma;
  • Cirurgia;
  • Meias de compressão.

Agende sua consulta e comece a treinar!

Dr. Manoel Goes – CRM: 13791
Centro Médico Hospital da Bahia
Avenida Prof. Magalhães Neto nº 1541, bloco A, sala 8001
71 3017-3307 / 3017-3607
 
Hangar Business Park
Avenida Luiz Viana Filho nº 13223 – São Cristóvão
71 3377-6812  / 3377-6077
 
Clínica de Assistência Médica (Clam)
– Unidade Vilas
Rua Itagi nº 590 – Vilas do Atlântico
71 98643-6654 / 3369-2025 / 3379-8523 / 0643
– Unidade Centro
Praça Santo Amaro de Ipitanga nº 16, Lauro de Freitas
71 9916-5123 / 3378-0883 / 3287-0185
@clinica.clam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *