Beleza Destaque

Exercícios físicos colaboram para uma pele mais bonita e saudável

Sabemos que inserir uma atividade física na nossa rotina, traz muitos efeitos positivos para o organismo. Mexer o corpo todos os dias promove uma melhora na condição cardiovascular, fortalece o tônus muscular, protege as articulações, aumenta a imunidade; previne a obesidade, a hipertensão e o diabetes; e ainda melhora a autoestima. Mas, além de todos esses benefícios, a atividade física também pode ajudar a deixar mais saudável um dos órgãos mais importantes do corpo humano: a pele.

Estudos mostram que a prática constante de exercícios aumenta o fluxo sanguíneo das células e acelera a oxigenação dos tecidos, o que acaba deixando a pele mais viçosa. Mexer o corpo ajuda na produção de colágeno, substância muito importante para deixar a pele saudável.


O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo, e que representa cerca de 30% das proteínas totais que compõe os tecidos humanos. Ela contribui para dar maior elasticidade e resistência, retardando o envelhecimento da pele. A proteína também é responsável por formar as fibras que dão suporte aos tecidos de músculos, tendões articulações e cartilagens. O colágeno também fortalece os ossos (evitando desgastes, contusões e dores), e impede o aparecimento de rugas, deixando a pele mais firme, saudável e bonita. Entre outros benefícios do colágeno, podemos destacar: fortalece unhas e cabelo; e combate a flacidez.

“O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas, com o passar do tempo, o corpo vai diminuindo a sua produção. Geralmente, ocorre a partir dos 30 anos, a perda dessa substância começa a ser notada. Por isso que a prática de atividade física pode ser uma boa saída para repor o colágeno e trazer mais saúde para a pele”, explica Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde da nossa pele.

Exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos são importantes em diversos aspectos. A atividade física aumenta ainda a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L-Glutamina que tem grande ação antienvelhecimento. Isso se deve principalmente à musculação.

“O movimento durante os exercícios, promove uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, reduzindo o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas. Isso porque o colágeno e a elastina são constantemente produzidos, assim a pele fica mais firme e elástica”

acrescenta o especialista.


A prática frequente de exercícios também ajuda a manter a saúde da pele através da diminuição dos níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse. Altos níveis de cortisol podem contribuir para o aparecimento da acne. Por isso a prática é interessante. “Há também maior produção de endorfinas, que são os opiáceos naturais do organismo. São produzidos pela hipófise e conferem a sensação de bem-estar, felicidade e euforia. O que acaba influenciando para o bem-estar geral e consequentemente afeta também a aparência da pele”, finaliza o coordenador da Rede Alpha Fitness.

Fotos: Divulgação.

Siga o insta @revistaalphafitness 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *