Diversos estudos têm demonstrado que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente. De acordo com pesquisas recentes, atividades como caminhadas, corridas e musculação podem melhorar significativamente a função cognitiva, em especial a memória. Pesquisadores têm apontado que os hábitos de vida moldam o cérebro e revelam que pessoas que se exercitam regularmente apresentam um aumento na produção de neurotrofinas, substâncias que promovem a sobrevivência e o desenvolvimento de neurônios.
A prática regular de exercícios físicos aumenta a oxigenação no cérebro e estimula a produção de neuroquímicos, como a endorfina, que auxiliam na regeneração de neurônios. Isso impacta diretamente na melhoria da memória, do foco e da concentração, fundamentais em diversas atividades do cotidiano.
Ralph Couto
Prof. Educação Física
Rede Alpha Fitness
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 40% da população é fisicamente ativa, e entre os praticantes de exercícios, aqueles que se dedicam a atividades regulares apresentam melhora nos processos de retenção de informações e aprendizado. Estudos realizados tanto no país quanto em outro, ao redor do mundo, também indicam que a prática de exercícios pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, fortalecendo o papel do exercício físico na preservação da saúde mental ao longo da vida.
Exercícios físicos estão, então, diretamente relacionados com a saúde do cérebro e, além de prevenir e retardar doenças, contribui para a melhoria da memória.
Ralph Couto
Prof. Educação Física
Rede Alpha Fitness
Fonte: Ralph Couto - Alpha Fitness
Fotos: Divulgação/FreePik