Presentes de Attraction Sensation, da Avon, terão 7% do valor arrecadado no mês destinado à ações voltadas para a atenção ao câncer de mama e para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.
Neste Mês dos Namorados, o site institucional, assim como o Instagram e o Facebook do Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 20 anos atua em prol dos direitos fundamentais das brasileiras, fornecerá orientações para que mulheres identifiquem condutas saudáveis em seus relacionamentos e possam reconhecer quando a convivência em casal é mutuamente benéfica e segura. O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre comportamentos aceitáveis e confiáveis, com base no guia #NamoroLegal, idealizado pela Dra. Valéria Diez Scarance e desenvolvido pelo Ministério Público de São Paulo com esse propósito.
De acordo com a quarta edição da pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, estima-se que, em 2022, cerca de 18,6 milhões de mulheres vivenciaram violências. Além disso, 33,4% das brasileiras sofreram violência física e/ou sexual por parte de parceiro íntimo ou ex – dado que ultrapassa a média global, de 27%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para contribuir com a causa, 7% do valor dos Presentes de Attraction Sensation será revertido para as causas apoiadas pelo braço social da Avon, como o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.
“Em um relacionamento abusivo, os limites entre o casal são deturpados por ameaças, chantagens e atitudes que constrangem e que tiram a liberdade do outro. Para identificar esses comportamentos, a mulher precisa de informação, por isso, todo ano as redes sociais e a comunicação do Instituto Avon abordam o tema relacionamento saudável. A Ângela, nosso chatbot, também está preparada para atender as brasileiras via mensagem de texto no WhatsApp e orientá-las para serviços de apoio”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Disponível 24 horas, a Ângela oferece suporte gratuito para mulheres em situação de violência doméstica, por meio de informações e direcionamento a serviços de assistência social, psicológica, jurídica e acolhimento. Desde a sua criação, a assistente virtual teve mais de 43 mil acessos.
Algumas dicas disponíveis cartilha #NamoroLegal, produzida pelo Ministério Público de São Paulo, devem ser lembradas sempre:
– Não aceite críticas constantes e destrutivas;
– Não aceite que seu parceiro te diminua ou controle sua vida;
– Olhe para si com amor e acredite nas suas qualidades.
Para acessar a assistente virtual Ângela, basta salvar o contato (11) 9 4494-2415 na agenda do celular e enviar uma mensagem de texto pelo aplicativo WhatsApp. Além do Instituto Avon, as mulheres devem acionar as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam), o 190 e o 180 Central de Atendimento à Mulher.