As comemorações de final de ano, férias, festas de verão na cidade podem fazer o consumo de álcool ser elevado, e no dia seguinte trazer o aparecimento da ressaca, que pode ser desconfortável para muitas pessoas. Porém, entre os meios de recuperação, a prática de exercícios errados pode piorar a condição. Conversamos com Nilton Mendes, Coordenador da Rede Alpha Fitness, para saber mais sobre, confira:

De acordo com o especialista, é comum ocorrer retenção de líquidos após as festas devido ao consumo excessivo. “No entanto, podemos retomar as atividades de forma intensa seguindo essas dicas que ajudam a diminuir e eliminar a retenção mais rapidamente”, alerta.

Recomendações de exercícios pós-festas para reduzir o inchaço:
– Priorize a prática de exercícios aeróbicos por pelo menos 30 minutos diários.
– Participe de aulas coletivas na academia, como Bike indoor, HIIT, GAP, entre outras.

– As aulas de ritmos também são bastante benéficas e já preparam para o treino de verão.
– Na musculação, procure realizar exercícios com intervalos menores entre as séries e combinar exercícios de dois grupos musculares.

Beber água é uma recomendação comum para ajudar a aliviar os sintomas da ressaca. A ressaca é causada principalmente pela desidratação, já que o álcool tem efeitos diuréticos, levando a uma maior produção de urina e à perda de líquidos do corpo. Portanto, reidratar-se é uma parte importante do processo de recuperação.
Destaca Nilton Mendes

Não esqueçam beber bastante água
Beba com moderação!
O consumo de bebidas alcoólicas afeta o corpo de várias maneiras, pois o álcool é uma substância psicoativa que pode ter efeitos significativos nos diferentes sistemas do organismo. O álcool pode afetar o sistema cardiovascular. Consumo moderado pode ter efeitos cardiovasculares benéficos, como o aumento do colesterol HDL (“bom”), mas o consumo excessivo pode levar à pressão arterial elevada, arritmias cardíacas e cardiomiopatia alcoólica.

O álcool também pode irritar o revestimento do trato gastrointestinal, levando a problemas como gastrite, úlceras e refluxo ácido. Também pode interferir na absorção de nutrientes importantes e pode levar à desidratação, colocando pressão adicional nos rins. Fique esperto!
