Por Larissa Faria e Pedro Hijo
O poeta, Arnaldo Antunes, canta que “a coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”. Na contramão desse olhar, algumas pessoas anseiam por parar o tempo ao menos na aparência, mas como escreveu Antunes “felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr”. Alguns tratamentos estéticos têm feito as pazes com o envelhecimento e buscado não parar o tempo, mas colocar o “pé no freio” dos efeitos naturais’’’.
Essa foi a metáfora que a médica dermatologista Laís Quadros, da Clínica My Derma, usou para explicar os bioestimuladores de colágeno. Segundo a médica, pacientes mais jovens têm procurado o tratamento como forma de prevenção.

“Os bioestimuladores injetáveis são substâncias que podem auxiliar a envelhecer com o pé no freio. Eles não mudam a aparência do paciente nem deixam a pessoa de forma caricata, e sim ajudam a manter a pele mais firme”
Laís Quadros, dermatologista
De acordo com a dermatologista, a perda na produção de colágeno começa a ocorrer a partir 0 anos, e segue de forma progressiva ao longo da vida. O colágeno é uma proteína importante para a função estrutural de sustentação e firmeza dos tecidos, e a perda dele causa flacidez corporal. Esse efeito também é influenciado por fatores externos como o excesso de exposição à luz solar, alimentação desequilibrada e hábitos como tabagismo e bebidas alcoólicas.
Beleza natural
Os bioestimuladores de colágeno fazem parte dos tratamentos estéticos da Clínica My Derma, que foca em tratamentos que exaltem a beleza dos pacientes de forma orgânica ao invés de procedimentos engessados ou padronizados. A empresária Daniela Duarte, de 51 anos, buscou a My Derma com esses objetivos. Daniela já fez uso de três tipos de bioestimuladores e afirma que o tratamento que fez foi eficaz. “Fizeram uma diferença incrível na minha vida e na minha autoestima.”

“Cresci ouvindo que pele é investimento. Com orientação médica, procuro cuidar da minha periodicamente”
Daniela Duarte
A aplicação dos bioestimuladores pode ser feita no rosto, braços, pescoço, abdômen, glúteos e áreas internas das coxas. Além disso, a substância também ajuda a harmonizar o rejuvenescimento através do estímulo à produção de colágeno e pode ser usada para tratar celulites. Os bioestimuladores nivelam a pele e melhoram a espessura. O resultado é uma pele com melhor textura e redução da flacidez com aparência natural e saudável.

“Uma grande vantagem do tratamento é a simplicidade e rapidez sem muitos cuidados a serem tomados nos dias após o procedimento. O paciente recebe a injeção com o bioestimulador e depois pode trabalhar e viver a vida normalmente”, explica a dermatologista Laís Quadros. De acordo com a médica, o número de sessões varia a depender do caso, assim como o preço e o período de retorno para aplicações de manutenção do bioestimulador.
“Os bioestimuladores injetáveis são substâncias que podem auxiliar a envelhecer com o pé no freio”
Laís Quadros, dermatologista da Clínica My Derma
Quais são os bioestimuladores?
Sculptra ou Elleva
É o tratamento mais comum para a estimulação do colágeno, melhorando o contorno corporal e atenuando as rugas faciais; sua substância é o ácido polilático. As principais regiões onde é aplicado são a face, pescoço, abdômen e áreas internas das coxas, braços e glúteos. A injeção é feita numa camada profunda da derme e induz a produção do colágeno pelo próprio organismo.
Radiesse
A substância do radiesse é a hidroxiapatita de cálcio e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele ao estimular a produção de colágeno. As áreas mais recomendadas para o seu uso são pescoço, colo, glúteos, área interna dos braços e joelho. Além disso, quando utilizado nas mãos, também pode tratar a perda de volume, disfarçando tendões e minimizando a flacidez exagerada.
Conheça a estrutura da My Derma
MY DERMA Clínica de Dermatologia Estética (71) 98389-5876 (71) 3032-6115 | 3052-5200 Salvador Shopping @myderma Saiba mais sobre a Clínica!
Fotos: Divulgação.
Siga o insta @revistaalphafitness @redealphafitness