A procura de uma vida mais saudável está cada vez mais “em alta”. Manter bons hábitos, alimentação adequada e atividade física está inserida na rotina de uma boa parte dos brasileiros.
Isso significa que mais pessoas estão frequentando academias, o que é ótimo, mas é preciso saber a importância de ter um acompanhamento profissional durante os treinos.
Orientação e segurança é a fórmula perfeita para qualquer treino. O papel do professor é personalizar a atividade do aluno, sabendo suas preferências e qual objetivo deseja alcançar. Mas, para além dos resultados o profissional de Educação Física também oferece segurança e sabe não só as limitações do corpo humano, como também a forma adequada de manusear aparelhos mais difíceis.
Luiz Evandro, Diretor técnico da Rede Alpha Fitness, explica que o trabalho do instrutor ainda ultrapassa isso tudo e diz muito sobre motivar seus alunos.
O acompanhamento do profissional de Educação Física visa oferecer a orientação adequada, elaborar os treinos de acordo com as individualidades biológicas de cada pessoa, respeitando o nível de treinamento, além de oferecer motivações constantes. Isso mantém a motivação dos alunos sempre em alta com metas claras e alcançáveis e garante que os exercícios sejam eficazes, transformando a rotina em um hábito por saúde e bem-estar”
comenta Luiz Evandro
Atendimento humanizado
Segurança em primeiro lugar!
Qualquer esporte, sem orientação, está sujeito a algum tipo de lesão. Com treino e musculação, não é diferente.
O especialista alerta que fazer exercício sozinho na academia, sem nenhum tipo de ajuda, pode acarretar em acidentes. É por isso que, principalmente no início da prática é preciso um acompanhamento, até para se familiarizar com os pesos e o ambiente.
“Treinar sozinho sem compreender a força, resistência e anatomia do corpo pode trazer riscos à saúde. Exercícios mal executados aumentam o risco de lesões, dor crônica e problemas articulares. Um profissional de Educação Física evita lesões, otimiza o progresso e direciona os esforços para resultados duradouros e saudáveis”, completa Luiz Evandro.
Fala, aluna Alpha!
“Treinar faz parte da minha rotina, entre 3x a 5x na semana. Desde quando comecei a praticar exercícios físicos, minha saúde tem melhorado bastante. No começo fui em busca da estética, mas hoje vai além disso, o treino interfere positivamente na minha saúde física e mental. Desde o início os instrutores da Alpha eram educados e sempre disponíveis para ajudar. Acredito que sem um acompanhamento adequado, a gente acaba desistindo por desestímulo ou dores”, comenta Aline Souza, aluna da unidade Alpha Vitória da Conquista.
Fotos: Divulgação.