Destaque Saúde

Professora da Alpha fala sobre a importância da atividade física no período da amamentação

As mulheres que estão no período do pós parto, encaram diversos desafios quando o assunto é a prática regular de uma atividade física. Para algumas é um tabu. Mas a verdade é que as mulheres que ainda estão amamentando podem se exercitar, sem diminuir a produção de leite.

O fato de estar amamentando não deve ser encarado como um impedimento para se movimentar. Ou seja, a malhação está liberada, mas alguns cuidados devem ser tomados.

“Um dos aspectos mais importantes para as lactantes que querem se exercitar é: se manterem sempre muito bem hidratadas! A amamentação está mais relacionada ao estado de hidratação da mulher, do que ao exercício físico propriamente dito”

explica Franciele Storch, professora na Rede Alpha Fitness.
Franciele Storch, professora na Rede Alpha Fitness
Durante o a amamentação, a mulher desprende grande quantidade de água produzindo leite (que é 95% composto por água), ou seja, independentemente da atividade física, a ingestão de água precisa ser muito maior durante o período de lactação.

O importante é entender que, quando ela pratica uma atividade, acaba perdendo mais líquidos com o suor e com o aumento da filtração renal, e acaba correndo o risco de desidratar sem perceber.

Exercícios realizados em intensidade moderada durante o período de amamentação, não afetam a quantidade, a composição do leite materno, nem o peso do bebê. A desidratação, sim, poderá afetar a quantidade de leite! Uma atenção especial também deve ser dada à alimentação, para que ela ofereça todos os nutrientes para a mãe, já que tanto a amamentação, quanto a atividade física, consomem muita energia.

E, claro, antes de tomar qualquer resolução, é de fundamental importância consultar o ginecologista obstetra. Somente ele pode validar o retorno às atividades físicas.

“Após receber a permissão do profissional de saúde, o exercício no período pós-parto e de amamentação pode ser extremamente benéfico. Ele melhora a sensação de bem-estar, a irrigação, a pressão arterial e ajuda a aliviar o estresse e a tensão”

finaliza a especialista

Agosto está chegando ao final e encerrando a campanha do Agosto Dourado. O objetivo é reforçar a importância e o incentivo à amamentação. O leite materno, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios). Para as mães, os benefícios são muitos, entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Imprensa

Siga o insta @revistaalphafitness

1 Comentário

  • Alan 30 de agosto de 2023

    Ótima Matéria !!! Excelente coordenadora !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *