Destaque Saúde

Setembro Amarelo: obesidade pode ser a causa de doenças psicológicas

Há alguns anos, a obesidade começou a ser considerada um problema de saúde pública. Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,04 bilhão de pessoas sofrem com a doença no mundo, que além de ser a causadora de outras enfermidades crônicas, como diabetes e hipertensão, pode também ocasionar doenças psicológicas. 

60% dos pacientes acometidos pela obesidade sofrem algum tipo de distúrbio psiquiátrico

De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), 60% dos pacientes acometidos pela obesidade sofrem algum tipo de distúrbio psiquiátrico, sendo depressão e compulsão alimentar os mais frequentes. 

Para o médico André Guanabara, a saúde do corpo está interligada com a saúde mental, e esse é um dos motivos que explicam o alto percentual de obesos com doenças psicológicas. Ele afirma que a saúde do corpo e a saúde mental estão intimamente ligadas. Pacientes com obesidade frequentemente desenvolvem transtornos como depressão e ansiedade devido ao estigma social, baixa autoestima e isolamento.

A compulsão alimentar é comum, pois muitos utilizam a comida como uma válvula de escape para lidar com o estresse, a frustração e a ansiedade. Esse ciclo pode tornar o tratamento mais complexo, exigindo uma abordagem integrada que cuide tanto do corpo quanto da mente.”

Diz o especialista
34% dos brasileiros têm obesidade e 22% estão acima do peso

Alternativas saudáveis para o combate à obesidade

O profissional de educação física, Nilton Mendes, alerta sobre a importância dos exercícios para a saúde mental. “Os exercícios físicos podem ajudar a melhorar o sono, o que também é importante para a saúde mental, além de ajudar a melhorar a autoestima e a confiança”, afirma.

A saúde mental é um aspecto fundamental da nossa vida, e é importante que cuidemos dela tanto quanto da nossa saúde física. É importante encontrar uma atividade física que seja prazerosa e que se encaixe na rotina de cada pessoa. Existem muitas opções de exercícios disponíveis, por isso é possível encontrar algo que seja adequado para todos. Aqui estão alguns dos benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde mental:

– Melhora do humor: os exercícios físicos ajudam a liberar endorfinas, que promovem uma sensação de bem-estar e felicidade.

– Redução do estresse e da ansiedade: os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse.

– Melhora do sono: os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade do sono, pois ajudam a relaxar o corpo e a mente.

– Aumento da autoestima: os exercícios físicos podem ajudar a melhorar a autoestima, pois ajudam a fortalecer o corpo e a mente.

Finaliza Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede

Para quem quer começar a se exercitar, a dica é iniciar por uma modalidade menos intensa e com um acompanhamento profissional, para familiarização e aprendizagem, além de exercícios de fortalecimento muscular. Cuidar da alimentação também é fundamental”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *