Engana-se quem acredita que a evolução no surf acontece só dentro d’água. É preciso dar duro na academia para enfrentar as ondas. Esse é o lema dos alunos da Alpha em Vilas do Atlântico, Tamires Tocchine e Romero Nogueira, que não abrem mão dos treinos em terra firme.
Por Pedro Hijo
Foi depois de ver o surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, ganhar o Mundial em 2015, que Tamires começou a abrir os olhos para o esporte. Em Vilas, as praias preferidas da atleta são a Gávea e a Praia do Surf. “É o treino na Alpha que me deixa mais preparada fisicamente para executar os movimentos da melhor forma, mais confiante e com mais segurança”, diz.
“A evolução no surf não acontece só dentro d’água”
Tamires Tocchine, surfista e aluna da Alpha Vilas
Já Romero, que surfa há 20 anos, precisou ficar longe do mar por conta da alta demanda no trabalho e de um problema na coluna cervical causado justamente pela posição de remada no surf. “Depois de quase um ano frequentando a academia, meu condicionamento físico melhorou bastante”, conta o aluno, da Alpha de Vilas.
Com os treinos na academia, Romero se preparou para competir no Campeonato Baiano Master. Segundo o surfista, os exercícios têm ajudado na explosão na hora de entrar na onda e na remada para chegar ao local onde as ondas se formam.
“Além do fortalecimento muscular, que fez com que eu não sentisse mais dores na região do pescoço durante o surf.”
Romero Nogueira, surfista e aluno da Alpha Vilas
Surfistas iniciantes
Tamires está no nível avançado do surf e já participa de competições. A aluna da Alpha em Vilas dá dica para quem quer começar no esporte: “A evolução no surf não acontece só dentro d’água”. O coordenador técnico da unidade Alpha Vilas 2, sinaliza que a musculação é um complemento importante à prática do surf.
“Para os atletas, o surf tem bastante impacto no joelho e quadril. O abdome tem que estar sempre fortalecido”, explica o educador físico Haroldo Chinelato. Os treinos na academia ajudam na postura dos surfistas com exercícios focados nas pernas, no quadril e abdome, fortalecendo a musculatura e prevenindo lesões.
Fotos divulgação. Matéria publicada na ed de 2022 da revista Alpha.