Sendo iniciante ou até frequentador assíduo de academia, é normal ter certas dúvidas sobre o seu treino. Como ter um desempenho melhor? Como conseguir uma boa definição e como aumentar a massa muscular? Não há apenas um jeito de malhar e em cada treino você vai alcançar objetivos diferentes.
É certo que você deva passar por um treino de força ou hipertrofia. O primeiro, diz respeito ao trabalho da força para realizar os movimentos adequadamente. Já o segundo, refere-se ao crescimento muscular, embora muitas vezes os treinos possam ser em conjunto, com algumas diferenças.
Para entender melhor sobre o tema, confira a entrevista com o coordenador da nova unidade da Rede Alpha Fitness, em Brasília. Bruno França explica para o Portal Revista Alpha as especificidade desses tipos de treino. Confira:
Portal Revista Alpha: Qual a relação e diferença do treino de força e a hipertrofia?
Bruno França: O treino de força serve para deixar o corpo mais forte, não tem a prioridade de ganho de massa muscular. Na maioria das vezes, é alicerçado a necessidade de uma modalidade esportiva. Pode compor também num planejamento estratégico para a hipertrofia, pois, quanto mais forte, maiores cargas você tende a superar num plano para hipertrofia. Já o treino de hipertrofia, por sua vez, serve para construir massa muscular, visando a estética ou necessidade fisiológica.
Exemplo, uma pessoa que por um motivo específico perdeu massa muscular em um dos membros, ou está sofrendo de sarcopenia, que é a perda gradual e natural da massa muscular proveniente da idade.
Diz Bruno França
PRA: Quais os benefícios de cada um deles?
BF: Basicamente o treino de força tende a ter uma especificidade esportiva e o treino de hipertrofia objetiva o aumento da massa muscular. Deixando bem claro, que um pode gerar os benefícios do outro, ou seja, um treino de hipertrofia melhora sim a força do praticamente, como também o treino de força melhora a massa muscular de quem o faz, contudo, cada qual tem suas prioridades.
PRA: Os dois podem ser realizados em qualquer idade? Quais os cuidados?
BF: O treino de hipertrofia deve ser sim feito em todas as idades, porém o profissional de educação física, deverá deixá-lo o mais seguro possível para aquele que irá praticar. O treino específico de força não pode ser feito por qualquer um e deve ser sim, ainda mais cautelar, pois envolve fatores que devem ser muito bem analisados.
PRA: Quais as dicas e orientações você daria para promover a hipertrofia?
BF: Ter uma boa noite de sono, faz uma ingestão diária ideal de água, de macros e micronutriente. Possuir uma constância no treino e ter um treino que seja aquedado a individualidade do seu praticamente.
Finaliza Bruno
Não existe receita de bolo, a especificidade de cada praticamente, tem que ser extremamente equacionada na prescrição do treinamento.
Anota aí os principais fatores para promover a hipertrofia
Intensidade do treino
Levantar pesos desafiadores para o músculo, alcançando a fadiga muscular, é essencial para estimular a hipertrofia.
Volume de treinamento
O volume total de trabalho realizado (número de séries e repetições) é um fator importante para o crescimento muscular
Progressão gradual
Aumentar gradualmente a carga do treino é fundamental para continuar estimulando o crescimento muscular ao longo do tempo. Não existe receita de bolo, a especificidade de cada praticamente, tem que ser extremamente equacionada na prescrição do treinamento
Descanso e recuperaçãoO descanso adequado entre os treinos é essencial para a recuperação muscular e para evitar o overtraining, que pode levar à regressão em vez do crescimento muscular
Fotos: Divulgação.
1 Comentário