por Nilton Mendes*
Um ponto a ser ressaltado antes do benefício de cada uma das opções de treinos, é considerar que longo ou curto, são relativos às condições físicas do praticante. Por isso, o mais importante é o planejamento do treino, especificamente observando o nível de condicionamento de cada um para melhor desempenho.
Sendo assim, não é o tempo do treino, e sim o jeito certo de distribuir tais sessões no seu programa de treino de acordo com o profissional de educação física que faz o acompanhamento“
A falta de tempo talvez seja um dos fatores motivadores para a realização de treinos mais curtos, o aluno busca essa alternativa para não abrir mão dos treinos.
O trabalho de fortalecimento muscular tem como um dos principais objetivos proteger articulações, músculos e tendões. Essa proteção cria uma espécie de armadura, minimizando possibilidades de lesões, tem ganho muscular, favorece a força e a potência, o que culmina em um melhor desempenho nas funções.
Treino ideal
Os músculos não identificam os meios, mas eles irão responder aos estímulos. Por isso, não só de musculação se faz um treino de força. Podemos aplicar diversos métodos como por exemplo, aulas coletivas spinning, hiit, localizada e etc.
Estudos comprovam que o ideal para ter resultados tanto de ganho de massa muscular ou diminuição do percentual de gordura, é realizar atividades físicas de 3 a 6 dias por semana, com um tempo de 30 a 60 minutos. Desse jeito, o corpo responderá bem e trás bons resultados dentro de qualquer objetivo.
O importante é lembrar que temos que respeitar os limites individuas de cada um!
A minha dica é: procure uma boa academia que tenha bons programas de treinos em horários diversificado, ajuste bem seu treino junto ao professor da academia, e foque no seu objetivo.
*Nilton Mendes é Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness
Foto: Divulgação.
1 Comentário