Lifestyle Superação

Um papo com Isa Pecini

De adolescente com distúrbio alimentar à fisiculturista consagrada nos palcos internacionais. Conheça a mais nova atleta na história a ganhar o Olympia, em Las Vegas

Por Josenanne Guedes

Quem vê a premiada fisiculturista, Isa Pecini, nos palcos mundo afora, nem imagina um passado de luta contra a anorexia – uma séria distorção da percepção corporal. A jovem, hoje com 25 anos, enfrentou o distúrbio alimentar e, na busca pela tão sonhada “barriga chapada”, chegou a pesar 37kg. Confira a entrevista exclusiva!

Quando comer passou a ser um problema?

Tive anorexia dos 13 aos 15 anos. Pesava 54kg e fui internada com 37kg. O problema começou porque eu queria ter um abdômen definido, mas não imaginava que fazer atividade física e ter uma boa alimentação seriam a solução. Muitas pessoas achavam “frescura” – o que muitos ainda hoje pensam, quando se trata de uma doença que envolve questões estéticas.

Como foi o tratamento?

Com ajuda da minha família busquei tratamento, e contei com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, nutrólogo, psiquiatra, psicólogo e grupo de apoio à família. No início, eu burlava o tratamento, pois não aceitava que era uma doença.

Como foi o caminho até a superação dessa fase?

Após a internação, a ficha realmente caiu. Eu não queria passar por aquilo novamente e fazer a minha família sofrer. Comecei a fazer exatamente o que era pedido na reeducação alimentar. Saí da internação com 41kg. Oito meses depois, recuperei o meu peso saudável e saí da faixa de desnutrição. O médico autorizou que eu começasse a prática de atividade física e fui para a academia com 50kg.

Muitas pessoas achavam “frescura” – o que muitos ainda hoje pensam, quando se trata de uma doença que envolve questões estéticas.

Isa Pecini

De que forma os treinos na academia ajudaram?

Em tudo! Eu entendi que precisava de energia para poder treinar bem, comecei a ver a importância dos nutrientes, do porquê de cada macronutriente, e fui me apaixonando pela rotina de alimentação saudável. Estou no último ano de educação física e quando terminar cursarei nutrição.

Quando resolveu se tornar atleta profissional? 

Um ano após iniciar na academia, comecei a buscar informações sobre suplementos alimentares. Fui a um evento de fisiculturismo e me encantei por tudo aquilo. Foi assim que surgiu o desejo de competir.

Tem alguma dica para quem quer começar?

Procurar um preparador de confiança, ter persistência, disciplina, foco, responsabilidade e dedicação, porque os resultados não vêm da noite para o dia, são anos de trabalho.

Fotos: Divulgação. Entrevista publicada na revista Alpha impressa 2022.

Siga o insta @revistaalphafitness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *