Todo mundo, ou quase todo mundo, tem algum vício de postura. Ou seja, a maioria da população adota posições mais “confortáveis” para determinados movimentos ou situações. Mas é preciso atenção: quanto mais confortável uma posição, maior o risco de isto ser ou se tornar um vício de postura!
Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, ao longo da vida é normal adotarmos posturas mais cômodas para determinados movimentos.
“Sabe quando é muito mais fácil curvar o tronco para frente em uma cadeira do que se manter ereto? Ou abaixar o pescoço para usar o celular em vez de levantar o aparelho na altura dos olhos? Estes são apenas alguns vícios de postura comuns no dia a dia”
comenta Walkiria
O que a população em geral não compreende é que quanto maior o conforto em uma posição, maior o risco disto se tornar um vício postural.
“Outro alerta é que a má postura se instala sem que a pessoa tenha consciência disto. Como nossos movimentos são automáticos, temos dificuldade em perceber que estamos em posições prejudiciais para nosso sistema musculoesquelético”, reforça Walkíria.
Dor é principal sintoma de vícios posturais
Os vícios posturais podem causar vários problemas, dependendo de qual região do corpo é afetada. De maneira geral, a dor é o principal sinal de que é hora de procurar ajuda.
“Aqui vale uma ressalva: os incômodos podem ser inespecíficos. Nem sempre a dor é localizada. Pessoas com problemas na cervical podem desenvolver dores de cabeça, nos ombros e até nos braços, por exemplo”, comenta Walkíria.
Os vícios de postura mais prejudiciais para o corpo humano
Abaixar a cabeça para usar o celular
Curvar-se e levar o tronco para frente ao usar o computador
Pegar ou levantar objetos do chão com as pernas esticadas
Lavar louça ou usar balcões na cozinha com alturas inadequadas
Andar curvado com o abdômen projetado para fora
Dormir com o antebraço embaixo da cabeça
Cruzar as pernas
Aumente sua consciência corporal
Walkíria recomenda a união de várias técnicas da fisioterapia para alcançar estes objetivos. “Podemos iniciar com a Reeducação Postural Global (RPG) para reorganizar a postura. Normalmente, os vícios de postura também têm associação com os encurtamentos musculares e a RPG é excelente para a alongar as cadeias musculares”.
O Pilates é excelente para corrigir e melhorar a postura. O método atua no fortalecimento dos músculos de sustentação da coluna, conhecidos como CORE. Há outros benefícios como melhora da coordenação motora, equilíbrio, aumento da flexibilidade, respiração.
“Para quem tem problemas de postura, o Pilates é ótimo, pois aumenta a consciência corporal e isto contribui diretamente para prevenir os vícios de postura e até mesmo para a autocorreção das posições inadequadas”, finaliza Walkíria.
Fotos: Divulgação. Fonte: Agência Health.