Esporte, areia, sol e resenha garantida, o beach tennis é um esporte que tem a cara de Salvador e veio para ficar. A nova “moda” faz tanto sucesso por ser adequada para todas as idades e tem o frescor de ser feita ao ar livre. Ele é um esporte que combina elementos do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton. É jogado em uma quadra de areia, e oferece uma série de benefícios para os praticantes. Maurício Ribeiro, professor de Beach Tennis certificado pela Confederação Brasileira de Tênis e sócio da Alpha Arena, explica que, além de tudo, é um esporte que cativa fácil e é indicado a partir de 7 a 8 anos.
“A crianças possuem turmas específicas na Alpha Arena e as aulas são ministradas por um professor especializado. Antes de iniciar a modalidade é preciso estar bem com a saúde, como em qualquer esporte, e seguir as orientações dos professores”
Explica Maurício Ribeiro
A Alpha Arena localizada no cartão postal de Salvador, no Shopping Barra, conta com todo o glamour e conceito do shopping, mas com um toque especial de ser equipada com 5 quadras para a prática de esportes de areia, e com o que há de mais moderno no mercado. A unidade conta, também, com vestiários climatizados, área de convivência e lanchonete, afinal, como Maurício explica, “é essencial uma alimentação leve antes do exercício e hidratação sempre durante a prática”. Os alunos ainda contam com três horas de estacionamento gratuito por dia.
Fala Aluna
“Mais que aluna da Alpha, me sinto parte dela, como uma família, e extensão da nossa casa. Profissionais preparados, competentes e sempre dispostos. Sou aluna da unidade Alpha do Vitória Boulevard e da Arena Barra, onde pratico Beach Tennis. Faço esportes por saúde e qualidade de vida. O Beach, por exemplo, queima cerca de 600 calorias por hora, fortalece as pernas, tonifica os braços e o abdômen, e ao mesmo tempo melhora o fôlego. Outro ponto importante é que tenho um grande carinho pelos sócios da Alpha, que prezam pelo bom atendimento e respeito aos seus alunos”, revela a aluna Luzia Novis.
Confira alguns dos benefícios do beach tennis:
Condicionamento físicoO beach tennis é um esporte dinâmico que envolve movimentos rápidos, mudanças de direção, saltos e golpes explosivos. Jogar regularmente ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, a resistência muscular, a agilidade e a coordenação motora.
Resistência cardiovascularO beach tennis é uma atividade física aeróbica que envolve movimentos constantes, corridas e saltos na areia. Isso ajuda a aumentar a frequência cardíaca, aumentando a capacidade do seu sistema cardiovascular de fornecer oxigênio e nutrientes para os músculos. Com o tempo, você notará uma melhora na resistência cardiovascular, permitindo que você jogue por períodos mais longos sem se cansar rapidamente.
Melhora da flexibilidadeEsse esporte envolve movimentos amplos, como esticar-se para alcançar a bola e realizar movimentos de torção e rotação do corpo. Esses movimentos foram consistentes para aumentar a flexibilidade geral do corpo, promovendo uma maior amplitude de movimento nas articulações.
Gasto calóricoEssa é uma atividade física intensa que envolve movimentos rápidos, saltos, corridas e golpes intensos. Esses movimentos demandam um alto gasto energético, o que significa que você queima calorias durante a prática do esporte. O número exato de calorias queimadas depende de vários fatores, como peso corporal, intensidade do jogo e duração da sessão, mas é possível queimar uma quantidade significativa de calorias em uma partida de tênis de praia.
O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez. Ela conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, e passou a ser a primeira atleta “não italiana”, ao lado da também carioca Samantha Barijan, a alcançar a primeira colocação no ranking mundial.
Fonte Confederação Brasileira de Tênis
Fotos: Divulgação.