O Educador físico, Jorge Antônio, explica o que é o treino de cadência, suas diferentes abordagens e como a escolha depende dos objetivos individuais. Confira:
A cadência é determinante no resultado do seu treino e pode deixá-lo muito mais eficaz. Uma dúvida que sempre escuto dos meus alunos é; “mas no meu programa de treinamento só vejo: série, repetição e intervalo. O que é CADÊNCIA?”.
A cadência é a relação entre a velocidade de execução e o tempo que se leva para completar cada fase de uma repetição (concêntrica e excêntrica).
4.O primeiro ilustra a fase excêntrica do movimento;
2. O segundo, a transição entre a fase excêntrica e a concêntrica;
2. O terceiro, a fase concêntrica;
0. O quarto, a transição entre a fase concêntrica e a excêntrica.
Atenção!
Não se deve utilizar superficial e aleatoriamente a velha “fórmula” dos 3X8, 3×10 e 3×12. Seus músculos ainda não sabem contar. A utilização das vias enérgicas necessárias para manter o exercício depende do tempo de contração e, não somente, dos números de repetições”
Vamos ver como isso acontece?
Alguém que faz 8 repetições no agachamento, em uma cadência 2020, vai demorar 4 segundos no tempo de cada execução. Se contabilizarmos o tempo total de contração para 8 repetições, chegaremos ao valor de, aproximadamente, 32 segundos.
Veja outro Exemplo
Vamos supor que a aluna Tatiana Ramos (na foto) executa o agachamento com a mesma série de 8 repetições em uma cadência 4220. Ela desce em 4 segundos, permanece parada por 2 segundos embaixo, sobe em 2 segundos e não tem pausa na última transição (zero). Ao contabilizarmos, teremos um tempo de 8 segundos de contração para cada repetição, finalizando a série em, mais ou menos, 64 segundos.
Após manipular a cadência, a diferença no tempo de contração final, no término de cada série, pode mudar completamente os resultados. Notem que, numa série de 8 repetições, 3×8 na cadência 2020 é complemente diferente de 3×8 com uma cadência 4220.
Antes de fazer alterações na cadência do seu treino, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um treinador pessoal para garantir que a abordagem escolhida seja apropriada para seus objetivos e nível de condicionamento físico.
Jorge Antônio
Por Jorge Antônio Educador físico, especialista em biomecânica e treinamento de força, personal trainer premium®️, coach e ex-atleta de futebol profissional. CREF: 6464-G/BA @jorgeantoniopersonal
Fotos: divulgação e freepik