Destaque Equilíbrio

Estou grávida e o meu treino?

O 𝑷𝒆𝒓𝒔𝒐𝒏𝒂𝒍 𝑻𝒓𝒂𝒊𝒏𝒆𝒓 Jorge Antônio explica como as gravidinhas devem cuidar do corpo nesse período tão especial e com tantas mudanças. Confira:

Por Jorge Antônio*

Até meados da década de 90, o exercício físico era considerado, em qualquer circunstância, um “vilão” para a saúde materna e fetal. Sabe-se que durante o período gestacional ocorrem alterações metabólicas, hormonais, posturais, gastrointestinais, respiratórias, cardiovasculares, entre outras.
“A gravidez determina modificações adaptativas locais e sistêmicas, com o objetivo principal de promover o crescimento e o desenvolvimento fetal“. (ELIZABETH, 2015 et al.).

Afinal, deve-se fazer exercícios físicos no período gestacional? Quando começar?

Na ausência de contraindicações clínicas e obstétricas para a prática de exercícios, todas as gestantes devem ser motivadas a manter ou iniciar um estilo de vida ativo e saudável. Tanto para a mãe como para o feto, a prática de exercício leve e moderado, é segura. Uma atenção maior deve ser dada ao primeiro trimestre uma vez que, nesse período, o feto está em fase de adaptação na parede uterina.

O primeiro trimestre pode ser uma fase delicada para a prática de exercício, pois as alterações hormonais determinam, com relativa frequência, mal-estar: náuseas, vômitos, além de sonolência e da indisposição, o que podem dificultar a aderência e a disposição para os exercícios”

Diz Jorge Antônio.

ATENÇÃO! As gestantes fisicamente ativas, antes de engravidar, podem manter suas atividades, inclusive, no primeiro trimestre, desde que sejam liberadas pelo médico(a) e acompanhadas por um profissional qualificado. Vale ressaltar, que é viável modificar a intensidade e frequência dos treinos.

“O exercício físico na gestação para mim se tornou essencial tanto para saúde do corpo quanto emocional. Com os hormônios e as dores próprias da gravidez, os exercícios me ajudaram a me manter mais equilibrada e aproveitar mais esse momento único e especial.”

Marcella Trinchão, psicóloga e aluna de Jorge Antônio

Sobre Jorge Antônio

Aos 16 anos de idade começou a carreira de futebol profissional no Esporte Clube Vitória (BA), onde teve oportunidade de disputar competições internacionais e conhecer países como: Áustria, Bélgica, Inglaterra, Holanda, Itália, Irlanda do Norte, Portugal, Alemanha, França e muitos outros países europeus. Também jogou nos clubes São Paulo FC (SP), Associação Portuguesa de Desportos (SP), União Barbarense (SP) e Caxias FC(SC). Cursou Educação Física na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem a certeza que cuidar da saúde das pessoas é sua missão. Se tornou especialista em: Biomecânica e Treinamento de Força; Instrutor do Método Pilates; Certificação Internacional 3DMAPS; Functional Movement Screen FMS Level 1; Functional Movement Screen FMS Level 2; FÁSCIAS: Avaliar, Liberar e Corrigir Movimentos.

Fotos: Divulgação.

Siga o insta @revistaalphafitness 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *